Introdução à programação

       Na aula de hoje iniciámos uma nova unidade, a "Programação". A tarefa de hoje proposta pela professora da disciplina consiste em reunir informação relacionada com a nova unidade em estudo, para apreendermos alguns conceitos que nos serão muito úteis quando iniciarmos o estudo do programa ISO BASIC.
       Conceito de programação - um programa de computador é o produto final de uma programação estudada e realizada com sucesso. Sendo assim, podemos afirmar que a programação é o processo de escrita, de teste e de manutenção de um programa de computador. Este programa é escrito primeiramente em linguagem de programação e, se seguida, transcrito para linguagem de máquina. No entanto, também é possível escrever o programa directamente em linguagem de máquina, sem ser necessário o processo de transcrição, mas não é muito frequente devido à dificuldade que acarreta.
      Os tipos de linguagem já referidos não são os únicos a serem utilizados num programa de computador, porém, cada tipo de linguagem funciona à sua maneira. Mas o que é uma linguagem de programação? Como vimos, é um método cuja função consiste em dar instruções a um computador, através de um conjunto de regras sintácticas e semânticas usadas definir um programa se computador. A linguagem de programação é dividida em dois grandes grupos: a linguagem de baixo nível (são as que estão mais próximas do hardware ou a nível da máquina) e a linguagem de alto nível (são as que se aproximam da linguagem humana).
     A linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitectura do computador. Este tipo de linguagem é subdividido em dois grupos: a primeira geração e a segunda geração. Do primeiro grupo faz parte a linguagem-máquina, que apresenta uma característica particular, pois é a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente. Esta linguagem não pode ser escrita ou lida por um editor de texto, impedindo deste modo que seja utilizada directamente por uma pessoa. O segundo grupo é constituído pela linguagem Assembly. Este tipo de linguagem insere-se no segundo grupo, pois apesar de não ser uma linguagem nativa do microprocessador, ao ser utilizada por um programador, este deve compreender as características da arquitectura do microprocessador.
      A linguagem de programação de alto nível é considerada, pela Ciência de Computação de linguagens de programação, como uma linguagem com um elevado nível de abstracção, pois, como foi referido anteriormente, é um tipo de linguagem que se aproxima da linguagem humana. Por esta razão, as linguagens de alto nível não estão directamente relacionadas à arquitectura do computador. Sendo assim, o programador de uma linguagem de alto nível não precisa de ter conhecimento das características do processador, pois estas são abstraídas deste tipo de linguagem. Como exemplo deste tipo de linguagem temos a ASP, Basic/Visual Basic, Java, ActionScrip, entre outras.    
Exemplo de um algoritmo do nosso dia-a-dia.
       Quando se fala de alogaritmo associamos a sua definição a uma espécie de receita, no entanto um logaritmo pode muitas vezes apresentar um grau de complexidade muito elevado, distanciando-se assim da ideia de ser uma simples "receita". Devem estar a questionarem-se sobre o que é na realidade um algoritmo. Um algoritmo é, nada mais nada menos, uma sequência finita de instruções bem definidas e objectivas, onde cada uma pode ser executada mecanicamente num período de tempo e com uma quantidade de esforço finitos. Um algoritmo pode repetir passos ou necessitar de decisões até que a tarefa seja executada na sua totalidade. No entanto, um algoritmo é diferente de um programa de computador, pois este é uma formalização do primeiro em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador, gerando assim os resultados pretendidos. Sendo assim, um programa de computador pode ser definido como uma colecção de instruções que descrevem uma determinada tarefa que o computador deve realizar.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS