Fig.1 Aristoteles e Platão, respectivamente. |
Para comprovar esta subjectividade, encontramos o velho provérbio chinês "Uma imagem vale mais que mil palavras!" que pode ser interpretado segundo várias perspectivas: segundo a Óptica, a imagem é entendida como um conjunto de pontos que convergem num plano; segundo a Computação Moderna, é entendida como um suporte que contém infinitas informações que são interpretadas pelo observador humano, de acordo com o seu ponto de vista; sob o ponto de vista abstracto, a imagem é entendida como um meio que o ser humano utiliza para realizar trocas de informações; segundo a Matemática, a imagem é apenas algo que representa um objecto através de várias técnicas e ferramentas específicas; e, segundo a Física experimental, pode ser entendida como um fenómeno que é estudado ou como uma organização de dados em duas dimensões.
O conceito de "imagem" é defendido por opiniões distintas, no entanto, é possível afirmar que uma imagem está associada à informação que transmite sempre consigo.
Formatos de ficheiros de Imagem
Fig.3 Exemplo de uma imagem bitmap (a) e de uma vectorial (b). |
Existem dois grandes tipos de formatos (Fig.3): o formato Bitmap e o formato Vectorial (como referido anteriormente na tarefa publicada sobre as fontes). Desta forma, quando se pergunta "Qual é o melhor formato?", deve-se responder "O melhor para quê?". Para melhor entender o funcionamento de cada um, segue-se uma lista com os formatos de imagem mais comuns e as suas principais características. Mas primeiramente, analisemos as principais diferenças dos dois tipos de formatos de ficheiros mais comuns.
Diferença entre os formatos de ficheiros bitmap e vectorial
Os ficheiros em formato vectorial (tal como as fontes escalada) são expressos por fórmulas matemáticas, que são usadas para desenhar as suas formas, linhas ou curvas. Sendo assim, este tipo de formato é o ideal para representar logótipos ou desenhos, visto que não haverá nenhum problema com a qualidade da imagem caso seja necessário alterar o seu tamanho original. Como exemplo deste formato temos o EMF, o SVG e o SWF.
Fig.4 Representação das alterações da qualidade que uma imagem bitmap sofre. |
Tab.1 Tabela com as principais características dos formatos acima referidos. |
Tab.2 Tabela com as principais vantagens e desvantagens dos formatos de ficheiros de imagens mais comuns. |
Os formatos acima referidos podem ser ou não adequados para um determinado fim que terá uma imagem. Para o utilizador ter a qualidade que pretende com a finalidade que atribui á imagem, pode orientar-se pelas seguintes aplicações que cada formato possui de acordo com a qualidade que fornece á imagem:
Formato de imagem BMP - geralmente é usado nas plataformas dos computadores com ambientes DOS ou MS/Windows e a sua utilização na web não é adequados por formarem ficheiros de grandes dimensões,
Formato de imagem GIF - como este formato possui um limite muito reduzido de cores, não é indicado para fotografias ou imagens muito coloridas, contudo é adequado para a representação de esquemas, de gráficos de barra ou em pequenas animações.
Formato de imagem JPEG - é indicado para fotografias e imagens foto-realistas, mas não para esquemas ou gráficos de barras, pois este formato possui um algoritmo que não está optimizado para transições abruptas de cor.
Formato de imagem PNG - é ideal para a cópia de segurança de imagens fotográficas, sendo um bom substituto dos formatos GIF e TIFF.
Formato de imagem TIFF - não é muito utilizado na Web pois guarda ficheiros muito pesados, mas é ideal para impressões publicitárias.
Formato de imagem PCX - normalmente é utilizado nos computadores que são compatíveis com PC-IMB, e é lido por vários programas, pois torna possível a visualização correcta da imagem em, cada um deles.
Fig.5 Representação das alterações que uma imagem sofre com o seu armazenamento nos vários formatos. |
Fig.6 Exemplo dos vários ficheiros que podem ser convertidos para PDF. |
Formato de imagem PDF -é utilizado essencialmente para guardar imagens em segurança e para as enviar através da Internet, pois é um formato que pode ser visualizado em todas as plataformas e que mantém a informação intacta (sem perda de dados e é compacto). É um formato muito divulgado na rede devido á facilidade que propõe ao utilizador em converter quase todos os tipos de imagem para este formato, tornando possível a sua representação em qualquer software. Uma das vantagens na utilização deste formato é que este representa uma imagem digital tal e qual como vai ser impressa, garantindo assim a mesma qualidade ao utilizador.
Agora, depois de analisar cada formato, pode responder à pergunta que coloquei no inicio da elaboração desta mensagem: "Qual é o melhor formato?!"
Agora, depois de analisar cada formato, pode responder à pergunta que coloquei no inicio da elaboração desta mensagem: "Qual é o melhor formato?!"