Apocalyptica surgiu em 1993, quando Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen se reuniram, por brincadeira, para fazer covers de várias músicas de Metallica. Estes violoncelistas conheceram-se na Academia Sibelius, que todos a frequentaram.
Os seus primeiros álbuns apenas continha covers de Metallica, começando posteriormente a conter algumas faixas originais e só mais tarde covers de outras bandas metal, nomeadamente Faith no more, Sepultura e Pantera. No seu álbum mais recente, intitulado 7th Symphony, convidaram vários artístas para colaborarem nas gravações e contribuirem com vocais e bateria.
Actualmente, a banda é formada por apenas dois dos seus formadores juntamente com mais um violoncelista - Perttu Kivilaakso, um vocal - Toryn Green, e um baterista - Mikko Sirén, que só recentemente faz parte da banda.
Apocalyptica actuaram em Portugal muito recentemente (no inicio de Outubro) em dois dias consecutivos, um no Porto e outro em Lisboa. Esperemos que em 2011 regressem para mais um magnifico conserto.