Mensagem de Natal

        O primeiro período deste ano lectivo já terminou e agora é hora de reflectir sobre os aspectos que devemos melhorar nos próximos períodos para obtermos melhores resultados no final do ano.

       Começam agora os preparativos dos costumes tradicionais para comemorar o nascimento de Jesus no dia de Natal: enfeitar a árvore de Natal, construir o presépio, decorar a casa com vários acessórios natalícios e comprar as prendas para oferecer aos nossos familiares e amigos. Esta época é caracterizada como sendo a mais familiar de todas, pois toda a famila se reune para conviver e passar este momento juntos, trocando não só os presentes que prepararam, como também o carinho e a amizade que talvez durante o resto do ano não têm oportunidade de demonstrar. Devemos aproveita-la da melhor maneira possivel!

        Desejo a todos um Feliz Natal e um Bom Ano Novo cheio de sucesso!!!

"Talvez o melhor presente de Natal seja um grande sorriso!!"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Imagem

Fig.1 Aristoteles e Platão, respectivamente.
       Definir um conceito para "imagem" torna-se uma tarefa complicada, pois ronda sobre ela uma enorme subjectividade. Desde a antiguidade que vários filósofos reflectiram sobre a sua respectiva definição, tentando relacionar a imagem com realidade. Na opinião de Platão, uma imagem está relacionada com a projecção da mente, formando assim a teoria do idealismo. Por outro lado, está a teoria do realismo que é defendida por Aristóteles. Este afirma que uma imagem é a aquisição pelos sentidos, ou seja, é uma representação mental de um objecto exacto. Na actualidade, este assunto continua a ser debatido, com algumas alterações é certo devido á substituição da pintura, do desenho e da gravura pela exibição de imagens em cartazes ou em ecrãs de televisão e cinema, mas a subjectividade mantém-se intacta.
       Para comprovar esta subjectividade, encontramos o velho provérbio chinês "Uma imagem vale mais que mil palavras!" que pode ser interpretado segundo várias perspectivas: segundo a Óptica, a imagem é entendida como um conjunto de pontos que convergem num plano; segundo a Computação Moderna, é entendida como um suporte que contém infinitas informações que são interpretadas pelo observador humano, de acordo com o seu ponto de vista; sob o ponto de vista abstracto, a imagem é entendida como um meio que o ser humano utiliza para realizar trocas de informações; segundo a Matemática, a imagem é apenas algo que representa um objecto através de várias técnicas e ferramentas específicas; e, segundo a Física experimental, pode ser entendida como um fenómeno que é estudado ou como uma organização de dados em duas dimensões. 


       O conceito de "imagem" é defendido por opiniões distintas, no entanto, é possível afirmar que uma imagem está associada à informação que transmite sempre consigo.

      Formatos de ficheiros de Imagem
Fig.3 Exemplo de uma
imagem bitmap (a) e
de uma vectorial (b).
       Existem diversos tipos de formatos para que uma imagem possa ser guardada em segurança num computador, tendo cada um as suas próprias características que podem, ou não, ser úteis para o utilizador, constituindo assim um conjunto de desvantagens. Sendo assim, para que o utilizador obtenha uma imagem com a finalidade que pretende, é necessário que este saiba as propriedades que cada formato de imagem possui para escolher o mais adequado. 
       Existem dois grandes tipos de formatos (Fig.3): o formato Bitmap e o formato Vectorial (como referido anteriormente na tarefa publicada sobre as fontes). Desta forma, quando se pergunta "Qual é o melhor formato?", deve-se responder "O melhor para quê?". Para melhor entender o funcionamento de cada um, segue-se uma lista com os formatos de imagem mais comuns e as suas principais características. Mas primeiramente, analisemos as principais diferenças dos dois tipos de formatos de ficheiros mais comuns.

      Diferença entre os formatos de ficheiros bitmap e vectorial
      Os ficheiros em formato vectorial (tal como as fontes escalada) são expressos por fórmulas matemáticas, que são usadas para desenhar as suas formas, linhas ou curvas. Sendo assim, este tipo de formato é o ideal para representar logótipos ou desenhos, visto que não haverá nenhum problema com a qualidade da imagem caso seja necessário alterar o seu tamanho original. Como exemplo deste formato temos o EMF, o SVG e o SWF.
Fig.4 Representação das alterações da
qualidade que uma imagem bitmap sofre.

       No caso dos ficheiros em formato bitmap tal não acontece, pois estes utilizam a união de enumeros pixeis com um tamanho muito reduzido para formar a imagem. Um exemplo no nosso dia-a-dia deste tipo de imagens é a nossa televisão. Ao aproximar-nos da tela conseguimos ver com precisão todos os pixeis (pequenos pontos) que, quando vistos ao longe, formam uma imagem com aspecto contínuo (Fig.4). Sendo assim, (tal como acontece com as fontes bitmapped) uma desvantagem deste formato é a perda da qualidade das imagens com a alteração do seu tamanho inicial. BMP, GIF, JPEG, PCX, PDF, PNG, TIFF são alguns tipos de formatos de ficheiros de imagem mais comuns.

Tab.1 Tabela com as principais características dos formatos acima referidos.


Tab.2 Tabela com as principais vantagens e desvantagens
dos formatos de ficheiros de imagens mais comuns.

        Aplicações dos tipos de formatos de ficheiros bitmap
       Os formatos acima referidos podem ser ou não adequados para um determinado fim que terá uma imagem. Para o utilizador ter a qualidade que pretende com a finalidade que atribui á imagem, pode orientar-se pelas seguintes aplicações que cada formato possui de acordo com a qualidade que fornece á imagem:

Formato de imagem BMP - geralmente é usado nas plataformas dos computadores com ambientes DOS ou MS/Windows e a sua utilização na web não é adequados  por formarem ficheiros de grandes dimensões,


Formato de imagem GIF - como este formato possui um limite muito reduzido de cores, não é indicado para fotografias ou imagens muito coloridas, contudo é adequado para a representação de esquemas, de gráficos de barra ou em pequenas animações.

Formato de imagem JPEG - é indicado para fotografias e imagens foto-realistas, mas não para esquemas ou gráficos de barras, pois este formato possui um algoritmo que não está optimizado para transições abruptas de cor.


Formato de imagem PNG - é ideal para a cópia de segurança de imagens fotográficas, sendo um bom substituto dos formatos GIF e TIFF.

Formato de imagem TIFF - não é muito utilizado na Web pois guarda ficheiros muito pesados, mas é ideal para impressões publicitárias.

Formato de imagem PCX - normalmente é utilizado nos computadores que são compatíveis com PC-IMB, e é lido por vários programas, pois torna possível a visualização correcta da imagem em, cada um deles.


Fig.5 Representação das alterações que uma imagem sofre com o seu armazenamento nos vários formatos.


Fig.6 Exemplo dos vários ficheiros
que podem ser convertidos para PDF.
Formato de imagem PDF -é utilizado essencialmente para guardar imagens em segurança e para as enviar através da Internet, pois é um formato que pode ser visualizado em todas as plataformas e que mantém a informação intacta (sem perda de dados e é compacto). É um formato muito divulgado na rede devido á facilidade que propõe ao utilizador em converter quase todos os tipos de imagem para este formato, tornando possível a sua representação em qualquer software. Uma das vantagens na utilização deste formato é que este representa uma imagem digital tal e qual como vai ser impressa, garantindo assim a mesma qualidade ao utilizador.

       Agora, depois de analisar cada formato, pode responder à pergunta que coloquei no inicio da elaboração desta mensagem: "Qual é o melhor formato?!"

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Valores obtidos nos testes

       1º Periodo:

Teste 1: O primeiro teste de avaliação da disciplina foi realizado dia 21 de Outubro de 2010 e abordou os seguintes temas relativos à primeira unidade: "Introdução à teoria da interactividade" e "Introdução à inteligência artificial e aos sistemas pericias" no qual tive o seguinte resultado: 18.2 valores.


Teste 2: No segundo teste de avaliação foram abordados temas relacionados com as segunda e terceira unidades: "Conceitos básicos de Multimédia" e "Utilização do sistema Multimédia - subunidade texto", respectivamente. Neste teste foram focados os alguns tópicos, tais como, o conceito de multimédia, segundo as tecnologias da informação e comunicação; a distinção entre  tipos de media dinâmico e estático; distinção entre lineariedade e não-lineariedade; identificação de dispositivos de hardware ; classificação de fontes em bitmapped ou escaladas; entre outros. O teste foi realizado no dia 2 de Dezembro de 2010 no qual obtive 19.8 valores.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Breve história

       Apocalyptica surgiu em 1993, quando Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen se reuniram, por brincadeira, para fazer covers de várias músicas de Metallica. Estes violoncelistas conheceram-se na  Academia Sibelius, que todos a frequentaram.
       Os seus primeiros álbuns apenas continha covers de Metallica, começando posteriormente a conter algumas faixas originais e só mais tarde covers de outras bandas metal, nomeadamente Faith no more, Sepultura e Pantera. No seu álbum mais recente, intitulado 7th Symphony, convidaram vários artístas para colaborarem nas gravações e contribuirem com vocais e bateria.
      Actualmente, a banda é formada por apenas dois dos seus formadores juntamente com mais um violoncelista - Perttu Kivilaakso, um vocal - Toryn Green, e um baterista - Mikko Sirén, que  só recentemente faz parte da banda.
       Apocalyptica actuaram em Portugal muito recentemente (no inicio de Outubro) em dois dias consecutivos, um no Porto e outro em Lisboa. Esperemos que em 2011 regressem para mais um magnifico conserto.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 de Dezembro

       Hoje é feriado em todo o país, pois comemora-se os 370 anos da revolta contra a tentativa de anulação da independência do Reino Unido por parte da dinastia filipina, do que resultou a instauração da Dinastia Portuguesa da casa de Bragança - Restauração da Independência.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS