Inteligência Artificial e Robótica

Fig.1 A Inteligência Artificial
 nos nossos dias.
         A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação que surgiu a meio do século XX e, que apenas se desenvolveu com o aparecimento do computador moderno.
         Actualmente, nota-se um avanço extraordinário desde os tempos em que foi criada. Inicialmente, a IA tinha apenas o objectivo de reproduzir o pensamento humano, mas a sua evolução trouxe novas ideias e novas metas a atingir, sendo a principal a ideia a de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem, através da busca de métodos ou dispositivos computacionais que simulem a capacidade racional de resolver problemas, de pensar ou de ser inteligente.
          A IA aplica-se, essencialmente, aos ramos da engenharia e da ciência, tendo diversos tipos de aplicação, como: máquina de jogos (existem máquinas capazes de permitir ao utilizador jogar um diversificado número de jogos, como xadrez. Neste jogo, a máquina tem capacidade para analisar os movimentos do adversário), redes neuronais (nas redes neuronais é criado um sistema que funcione do mesmo modo que o cérebro humano), navegação de robôs móveis (nesta aplicação são utilizadas câmaras de filmar ou sensores ultra-sónicos que permitem identificar os obstáculos de um trajecto), etc.
        
Fig.2 A palavra robô deriva do
 checo que significa trabalho forçado.
         A Robótica é um ramo da tecnologia que se encontra associado a AI, que se refere ao estudo e à utilização de robôs e que tem como principal objectivo a automatilização de tarefas que possam ser executadas pelo homem.
         A evolução da robótica é acompanhada com a evolução da IA, uma vez que permitiu a possibilidade de um computador adiquirir conhecimentos que o tornam "inteligentes" perante os humanos. Mas na realidade, os robôs são apenas máquinas que imitam a vida, pois não têm sentimentos nem emoções como nós humanos fazemos.
         Um robô é uma máquina que realiza uma dada tarefa sem ser constantemente supervisionado por um operador humano, uma vez que é capaz de realizar acções independentes. A robótica beneficia as empresas diminuindo os gastos e agilizando processos, mas em contra-partida cria um desemprego estrurural pela substituição do trabalho humano por máquinas. a robótica é usada em diversas áreas, como por exemplo na produçao industrial, que se baseia na existência de robôs que são criados para produção e desenvolvimento de mercadorias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS