A definição de "multimédia" variou muito ao longo dos tempos, desde sendo um conjunto de aplicações que envolvem interactividade, cor e multisensoriais, como sendo uma tecnologia interdisciplinar que acumula manipulação e transmissão de informação, numérica e não-numérica, na natureza multisensorial dos seres humanos, e ainda como uma combinação de aplicações interactivas e não-interactivas, controladas por computador, sendo este último a sua definição actual.
Existem vários tipos de media e cada um é uma estrutura de dados para armanezar informações, especificando uma representação específica e um conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre a própria estrutura.
Classificação dos tipos de media
Fig. 2 Tipos de media estáticos (texto) e tipos de media Dinâmicos (video). |
Quanto á natureza espácio-temporal, os tipos de media podem ser estáticos (também designados por discretos ou espaciais) ou dinâmicos (que se podem designar por continuos ou temporais). Os tipos de media estáticos apresentam elementos independentes do tempo, ou seja, a sua apresentação envolve apenas a dimensão espacial. Como exemplo deste tipo de media temos o texto e modelos graficos, pois estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou momento, sem perderem o seu significado. Por outro lado, temos os tipos de media dinâmicos em que a sua apresentação evolui ao longo do tempo, ou seja, apresentam elementos que dependem do tempo. Sendo assim, se a informação temporal sofrer uma modificação, o significado do próprio conteúdo é inevitávelmente alterado também. Como exemplo deste tipo de media temos o audio, o video e a animação.
Modos de divulgação
Fig. 3 Tipos de media capturados (utilizando o scanner) e sintetizados (utilizando o paint). |
Quanto á sua origem, que diz respeito á forma de como foram criados, os vários tipos de media podem ser classificados como capturados ou sintetizados. Os tipos de media capturados resultam da captação de algo do exterior para o computador que pode ser feita através de, por exemplo, câmaras digitais, scanners ou microfones. Os tipos de media sintetizados resultam da produção pelo próprio computador, através da utilização de hardware e software específicos para a sua produção.
Modos de divulgação
Fig.4 Modos de divulgação online e offline dos conteúdos multimédia, respectivamente. |
Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser classificados em divulgação online ou divulgação offline. A divulgação online consiste na utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, nomeadamente a World Wide Web, e não só, pois existe outra forma de o fazer sem ser necessário estar ligado á rede informática. Utilizando este modo, é apenas necessário colocar monitores ligados a computadores que, sem estarem ligados á rede, têm a informação armazenada no seu disco. A divulgação offline é efectuada através de unidades de armazenamento, normalmente do tipo digital como: CD's, DVD's ou pendrives.