Após estas semanas de trabalho e passadas as mini férias de Carnaval, volto ás publicações no blog. Como referi na última mensagem, a professora da disciplina propôs-nos um conjunto de trabalhos de várias categorias, com a finalidade de avaliar a nossa destreza com o programa que exploramos ao longo da segunda metade deste período, como também a nossa originalidade e imaginação para a execução dos temas.
Uma das categorias consistia em retirar elementos de uma imagem á nossa escolha, de modo a que fosse possível encontrar as sete diferenças. A minha escolha foi uma imagem da Disneyland. Modifiquei a imagem conforme o pretendido: retirei sete elementos que pertenciam á imagem original, como torres, pessoas, bandeiras, brasão, entre outras. A resultado final do meu trabalho relacionado com esta categoria é a seguinte:
|
Fig.1 Trabalho final da categoria "encontra as sete diferenças". |
A categoria que se segue é referente á restauração de uma fotografia danificada. Como o praticado nas aulas, utilizei as ferramentas destinadas para este efeito e a cópia de
layers para repor as partes de imagem em falta. Para o meu trabalho utilizei uma fotografia do casamento dos meus tios que estava gravemente danificada pelo tempo (fig.2). Como é possível verificar, a reparação ficou praticamente perfeita. Ao visualizarmos a imagem reparada é possível ter a noção total de todos os elementos da fotografia original, como se sempre estivessem intactos.
|
Fig.2 Trabalho final da recuperação de uma fotografia antiga. |
A aplicação da ferramenta
filters também consta na lista de categorias deste conjunto de trabalhos, e é a que se segue. Através de uma imagem retirada da internet, apliquei dois tipos de filtros distintos. O resultado final contém uma imagem totalmente distorcida e fora da realidade, como é possível verificar na seguinte imagem:
|
Fig.3 Trabalho final referente á categoria "aplicação de filtros". |
Nesta penúltima categoria pretende-se desenvolver o caminho da montagem de uma imagem inexistente, através da utilização de vários elementos de imagens distintas. Através da selecção de elementos como: setas, gaivota, cavalo, arco e o corpo de um homem (Fig.4), foi possível criar um centauro em plena noite, numa floresta, a olhar para uma gaivota (Fig.5). Com a ajuda das diversas ferramentas do programa para alterar o tamanho, tonalidade e saturação, é possível verificar que, na imagem final, todas as montagens juntas dão a sensação da existência real da imagem que estamos a visualizar.
|
Fig.4 Conjunto das várias imagens cujos elementos foram seleccionados para a montagem da imagem final. |
|
Fig.5 Trabalho final da categoria de montagem de uma imagem. |