Tabela ASCII

Fig.1 Parte da tabela de ASCII - códigos
correspondentes a cada letra do alfabeto. 
       A tabela ASCII é uma tabela que surgiu na década de 60 e que contém um padrão que é utilizado por todos os computadores, facilitando a comunicação e a troca de informações entres eles, pois apresenta conjuntos de sete bits para codificar um certo número de caracteres.
    Os códigos da tabela ASCII são constituídos apenas por dois dígitos, zero (0) e um (1) pois os dispositivos do computador apenas sabem ler a informação digitalizada, ou seja, em forma binária. Este é um dos motivos para a tabela de ASCII ter um número limitado de caracteres (256 caracteres). Outra desvantagem é o facto da codificação da tabela ser baseada no alfabeto inglês, pois causa grandes fragilidades quando se muda de linguagem, uma vez que o alfabeto inglês não possui caracteres acentuados e que há várias línguas, como o chinês e o árabe, em que cada palavra é representada por um carácter próprio.
       Para visualizar a tabela completa,com todos os seus caracteres clica aqui. Na maioria das vezes, os códigos ASCII aparecem na forma decimal, no entanto é sempre necessário haver uma conversão para forma binária para poder ser "lido" pelo computador.


       Através da tabela de ASCII também é possível: 

Fig.2 Conversão de uma imagem normal (direita).
Fig.3 Conversão de um texto "Ângela Rebelo".

Fig.4 Conversão de um texto: "Aplicações Informáticas B",
utilizando as fontes fuzzy e doom, respectivamente.

Observações: Para aceder aos sites e poder criar as suas próprias conversões basta clicar em cada tópico acima apresentado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS